Psicoterapia Financeira
Saúde financeira não é sobre ter dinheiro até o final do mês, é sobre ter um plano para fazer o dinheiro chegar ao final da vida.
Agende uma conversa de 20 minutos, sem custo e sem compromisso.
Por que a psicoterapia financeira?
O primeiro passo para nos libertarmos de comportamentos destrutivos em relação ao dinheiro é entender que eles são consequências normais e previsíveis das experiências que vivemos. Para mudarmos precisamos primeiro conhecer e acolher a nossa história.
A gente não muda pensamento e emoção, o que este método fará diferente é te ajudar a distanciar da sua mente barulhenta, é entrar em contato com as emoções difíceis que o dinheiro te desperta, descobrir e se comprometer com o que realmente importa, para a partir dai mudar sua relação com o dinheiro e fazer escolhas mais inteligentes.
Afinal, por que tantas pessoas têm dificuldades com o dinheiro?
A cultura do consumo:
Nossa sociedade nos incentiva a consumir cada vez mais, muitas vezes sem necessidade.
Crenças financeiras:
Não existe crença financeira limitante, o que existe é crença descontextualizada. Qualquer crença, qualquer pensamento pode ser útil em alguns momentos e te atrapalhar em outros. O que pode ser prejudicial é a inflexibilidade com os pensamentos não atualizados de acordo com o contexto. Por exemplo: acreditar que você poderá ficar sem dinheiro, poderá ser útil num contexto de escassez, fazendo você evitar gastos desnecessários, evitando dívidas futuras. Ficar fixo no pensamento de que nunca poderá gastar nada além do essencial, mesmo num contexto de abundância poderá ser prejudicial, pois esse pensamento poderá te afastar daquilo que realmente importa.
Emoções desagradáveis ligadas ao dinheiro
O dinheiro geralmente nos ativa uma série de emoções, muitas vezes desconfortáveis como medo, culpa, vergonha e ansiedade. A nossa proposta é te ajudar a não brigar com essas emoções, aprendendo identifica-las, acolhê-las, e, a partir daí, tomar decisões ligadas ao dinheiro coerente com uma vida que seja viver.
Falta de educação financeira:
Assunto muitas vezes evitado pelas famílias, visto como tabu nas relações sociais e negligenciado nas escolas.
"Tentar propor mudança de comportamento financeiro, somente trabalhando planilha e números, sem dar foco a parte comportamental, é como jogar um extintor de incêndio para alguém que está afogando. A solução não combina com o problema"
Metodologia
O Método Mahout – Criado por Maria Helena Manso, baseado na Terapia de Aceitação e compromisso e Psicologia do Dinheiro, utilizando também ferramentas do planejamento financeiro.
Por que do nome “MAHOUT” – o treinador de elefantes? O que um treinador de elefantes tem a ver com terapia financeira?
A analogia do “Condutor, o Caminho e o Elefante” é uma metáfora usada por Jonathan Haidt, um psicólogo da Universidade de Virgínia, para descrever o processo de mudança e como lidamos com nossas emoções e racionalidade. Essa analogia é detalhada em seu livro “The Happiness Hypothesis”.
O objetivo aqui é tomar emprestado essa analogia para propor um método de terapia financeira baseada em flexibilidade psicológica.
Onde:
O Elefante representa a nossa subjetividade, a parte emocional do nosso cérebro, nossos instintos e desejos profundos, nossos pensamentos, memórias e sensações. É poderoso e muitas vezes tem controle sobre nossas ações, especialmente se não estivermos conscientes de suas influências.
O Condutor simboliza a parte racional do cérebro, nossa capacidade de pensar logicamente, fazer planos e tomar decisões. O condutor pode tentar guiar o elefante, mas seu poder é limitado em comparação com a força bruta do elefante.
O Caminho representa uma vida significativa, parte importantíssima no processo de mudanças. Não mudamos sendo forçados pelos outros, a mudança acontece quando faz sentido, quando percebemos que estamos na direção de uma vida valorosa. A clareza do caminho poderá facilitar muito o trabalho do condutor.
Método Hexaflex Financeiro
Para quem é indicada a psicoterapia financeira?
Quando falamos de problemas financeiros não nos referimos somente ao endividamento. Apesar desse ser o problema financeiro que afeta um maior número de pessoas, trazendo muito adoecimento emocional e problemas nas relações, temos outras questões que também precisam de atenção, como por exemplo:
- Ansiedade financeira, pessoas que até tem dinheiro suficiente para viver tranquilo, mas ainda está preso no medo da escassez;
- Dificuldade em priorizar o uso do dinheiro;
- Consumismo em excesso, mesmo não estando endividado, não consegue guardar dinheiro para o futuro;
- Briga nas relações conjugais por discordância na forma de gastar o dinheiro.
- Medo do futuro financeiro.
- Dificuldade em ganhar dinheiro devido às emoções como raiva, frustração, arrependimento, entre outros
Como será o processo da psicoterapia financeira?
São um processo individual, com sessões semanais ou quinzenais, a ser definido no primeiro encontro.
Os atendimentos são online, cada sessão com duração de 50 a 55 minutos.
Transforme sua Relação com o Dinheiro!
Na correria do dia a dia, a nossa relação com o dinheiro pode se tornar uma fonte de estresse e ansiedade. É aqui que entra a psicoterapia financeira. Nosso trabalho é um convite para você explorar essas questões de maneira leve e profissional, proporcionando um serviço único e personalizado.
Nossa missão é transformar a forma como você se relaciona com o dinheiro, ajudando a construir uma vida valorosa.
Desenvolvemos uma metodologia cuidadosamente pensada para proporcionar clareza e segurança. A abordagem é estruturada para atender suas necessidades individuais, respeitando seu ritmo e suas particularidades. Com ferramentas modernas e estratégias comprovadas, trabalhamos juntos na descoberta de suas motivações ocultas e na reformulação de hábitos que podem estar impedindo sua prosperidade financeira.
Vamos conversar?
Convidamos você a dar o primeiro passo em direção a uma relação mais saudável e enriquecedora com suas finanças. Agende uma consulta para descobrir como podemos ajudá-lo a transformar sua vida financeira.