Endividamento e suas implicações psíquicas.

mariamanso Finanças, Psicologia Leave a Comment

O superendividamento dos consumidores constitui um fenômeno social relevante. Contudo, esta questão não diz respeito somente ao campo jurídico, visto configurar-se como um grave e crescente problema social que necessita, para sua compreensão e enfrentamento, da articulação de diferentes disciplinas. É necessário que façamos a pergunta:  qual o lugar da Psicologia, enquanto área de conhecimento que tem como foco o …

A dor e o desafio de lidar com o endividamento

mariamanso Finanças Leave a Comment

Hoje estamos no Brasil com mais de 60 milhões de endividados. Segundo última Pesquisa Nacional de Endividamento e Inadimplência do Consumidor – PEIC / CNC indica que 58,7% das famílias brasileiras possuem dívidas. Apesar de estarmos atravessando uma crise econômica, com altas taxas de desemprego, podemos notar que, geralmente, a principal causa desses endividamentos é a falta de planejamento e …

5 motivos que justificam um olhar cuidadoso para a saúde financeira

mariamanso Finanças Leave a Comment

Quando falamos de saúde financeira, não estamos falando, em necessariamente, ficar rico, mas sim ter uma organização financeira para que possamos ter uma qualidade de vida no presente e garantir o mesmo conforto no futuro. Esta saúde financeira envolve aspectos psicológicos, econômicos, contábeis, culturais, entre outros. Na busca dessa saúde financeira, contabilizar despesas e receitas em planilhas é importante, mas …

Psicologia Positiva: 5 pilares para o bem estar

mariamanso Psicologia Leave a Comment

Historicamente a Psicologia se preocupou em tratar as patologias mentais negligenciando o lado saudável do ser humano. Seligman and Csikszentmihalyi (2000) argumentam se este tratamento é suficiente para melhorar as condições humanas, o que dá início ao movimento da Psicologia Positiva, que visa oferecer nova abordagem às potencialidades e virtudes humanas, estudando as condições e processos que contribuem para a …

A importância de tomar decisões

mariamanso Coaching Leave a Comment

Estudos mostram que um dos pontos comuns entre pessoas de sucesso é a capacidade de tomar decisões. E você tem essa habilidade? Você consegue tomar pequenas decisões no seu dia a dia? Como por exemplo se matricular numa academia, fazer aquele curso rápido, enviar o currículo para pleitear um cargo melhor? Ou você fica procrastinando? Pare e volte a 1, …

A relação com o dinheiro

mariamanso Finanças Leave a Comment

Você sabia que nossa relação com o dinheiro é muito mais emocional do que racional? Seguem alguns perfis relacionados a relação emocional com o dinheiro. Consumista: é aquele movido pela emoção da raiva, compra compulsivamente. Entesourador: é aquele movido pela emoção do medo de ficar pobre, coloca toda sua energia no dinheiro. Adia seus prazeres. Desligado do dinheiro: é aquele …