5 motivos que justificam um olhar cuidadoso para a saúde financeira

5 motivos que justificam um olhar cuidadoso para a saúde financeira

Quando falamos de saúde financeira, não estamos falando, em necessariamente, ficar rico, mas sim ter uma organização financeira para que possamos ter uma qualidade de vida no presente e garantir o mesmo conforto no futuro. Esta saúde financeira envolve aspectos psicológicos, econômicos, contábeis, culturais, entre outros.

Na busca dessa saúde financeira, contabilizar despesas e receitas em planilhas é importante, mas não suficiente, para promover a transformação necessária. É preciso também avaliar os aspectos psicológicos, ou seja, avaliar o lado emocional da relação com o dinheiro, pois o comportamento financeiro está totalmente implicado no processo, é importante conhecer o seu “eu” financeiro.

Vamos citar 5 motivos que justificam a busca de uma vida financeira mais saudável:

Possibilita a realização de sonhos e mudança de vida

Quantas pessoas precisam adiar sonhos tão nobres por falta de uma boa organização financeira. Sonhos como: uma viagem tão almejada, compra da casa própria e muitas vezes até o sonho de ter filhos. Na maioria das vezes, estes sonhos ficam inalcansáveis, não, necessariamente, pela falta de uma renda suficiente, mas pela desorganização financeira. Olhe a sua volta e observa: você vê se pessoas, com rendas parecidas com as suas estão com poder maior de realizar os seus sonhos, se sim, pode estar faltando na sua vida um melhor planejamento das suas finanças. Lembre sempre que mais importante que o dinheiro que você ganha é como você o administra.

Evita ansiedade angústia e depressão

Estudos mostram que um dos grandes motivos de doenças como ansiedade, angústia e depressão estão relacionados com problemas financeiros. Não tem nda mais eficaz para tirar nosso sono de uma pessoa do que a bola de neve do endividamento. Quando a pessoa está endividada e não encherga luz no fim do túnel, o pensamento dela só gira em torno disso, ela perde o poder de sonhar e a alegria de viver. O problema do endividamento além de poder gerar problemas de saúde pode trazer problemas em várias outras áreas da vida como: família, relacionamentos, trabalho, amizades, entre outras.

Evita problemas nos relacionamentos

Por mais que a relação seja sólida, sustentar a harmonia quando entra os problemas financeiros torna-se um grande desafio. Estudos mostram que um grande percentual das brigas entre casais tem origem na questão financeira. Modelos de dinheiro diferentes entre os conjuges pode vivar um problema sem solução e levar a divórcios.

Aumenta a segurança quanto ao futuro

Quando não se tem uma vida financeira saudável, organizada e planejada, o medo do futuro poderá comprometer o prazer em desfrutar o presente, pois irá gastar sempre com culpa ou medo da falta no futuro. A alegria de uma vida confortável que não se sustenta, pode ser incompleta, por isso a necessidade de equilibrar a realização do presente com a segurança do futuro.

Facilita o alinhamento à energia da prosperidade

Já ouviu o ditado: “A água corre para o mar”. Pessoas organizadas financeiramente e com uma vida financeira saudável estão alinhadas a energia da prosperidade e vai sempre atrair mais prosperidade, e o contrário também é verdade, quando estamos desorganizados financeiramente, nossos pensamentos sempre serão de escassez e com isso estaremos alinhados à energia da escassez.

Se você já tem consciência de tudo isso, sabe da importância de uma vida financeira saudável, mas não consegue se apropriar de suas finanças, lembre-se que você não está sozinho, vivemos numa cultura que a educação financeira não é, e nunca foi prioridade, num sistema capitalista que nos induz ao consumo excessivo o tempo todo e somos seres humanos incompletos que muitas vezes buscamos preencher nossas carências com coisas e objetos. Mas, para todas estas questões existem os profissionais que poderão te ajudar na construção de uma vida com mais propósito.